Fuvest,Vestibular,Tensãoooo!!! Cuidado isso pode afetar e muito a sua saúde dental


 A época de vestibular ,para muitos alunos , é uma fase bem estressante,Por isso é necessário que nós dentistas reforcemos para nossos pacientes quais os cuidados que eles devem tomar para não ter problemas de saúde bucal.Existe uma infecção bacteriana que invade o tecido gengival conhecida como GUNA (gengivite ulcerativa necrosante aguda),Geralmente essa doença é precedida por estresse,baixa de resistência orgânica,mudanças de hábitos de vida.A tempos atrás a Guna ficou conhecida como boca de trincheira  ,pois era doença frequente nos soldados devido ao estresse da guerra; hoje é conhecida como boca do vestibulando devido ao grande estresse que o vestibular causa nesses alunos.

A cavidade bucal apresenta-se com uma área de inflamação aguda e vermelhidão, geralmente iniciando-se nas pontas das papilas gengivais. Com a evolução, a gengiva livre é destruída, aparecendo depressões também na área marginal, com bordas grossas e um aspecto crateriforme das papilas interdentais. É observada a presença de pseudomembrana cinza sobre as áreas destruídas, facilmente removida sob leve pressão. O paciente relata a existência de dor espontânea e extrema, fato que, geralmente, o induz a consultar o dentista. Ele pode queixar-se de gosto metálico na boca, extremamente pútrido. Ao exame clínico é constatado odor fétido, aumento da salivação, hemorragia gengival espontânea, febre, mal estar geral, irritabilidade, anorexia e linfadenopatia regional. Se o tratamento não for instituído, pode ocorrer destruição progressiva do periodonto, acompanhada de complicações sistêmicas, mais graves em crianças. Em alguns indivíduos a enfermidade pode diminuir espontaneamente, sem qualquer tratamento.Outro problema são com os Apertadores dentais, são pessoas que  tem o hábito de apertar os dentes ou ranger (Briquismo ou Bruxismo) no período noturno ou até mesmo diruno.O estress está relacionado como um dos fatores causadores dessa doença.Bruxismo é um hábito noturno,  em que as forças sobre a musculatura mastigatória são excessivas, produzindo dores de cabeça, desgaste do esmalte, problemas gengivais, mobilidade dental ou problemas de disfunção, na articulação temporomandibular, entre outros sintomas.

Como vocês podem perceber esse estresse todo pode sim causar danos a sua saúde bucal e também podem atrapalhar bastante o tratamento ortodôntico que necessita que as musculaturas e tecidos (gengivais e ósseo) esteja em perfeito estado.

Então pessoal para prevenir essas doenças  caprichar na higienização bucal,alimentação saudável e tente relaxar a musculatura quando perceber que estão com o músculos muito contraídos.No caso das doenças já instaladas procure o seu dentista para que ele tome as providências necessárias.No Mais : BOA SORTE !!! para todos vocês que estarão prestando vestibular.A Ortodontologika está torcendo por você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s