Odontologia e Acupuntura, uma boa parceria…


Como já falei anteriormente,o nosso trabalho necessita da parceria de muitos Profissionais, como Pediatras,Otorrinos,Psicólogos,Fonoaudiólogos etc .Hoje vamos falar um pouquinho no auxilio que a “acupuntura” vem dando para o alívio dos sintomas das DTMs (Disturbios Temporo Mandibulares).Já falamos bastante sobre DTM aqui no blog se quiser relembrar acesse:

https://ortodontologika.wordpress.com/page/5/

Então, para quem sofre com esses distúrbios sabe muito bem do que estou falando,Pensando nisso resolvi falar sobre o assunto, eu não ,convidei a Rosely Kind Rodrigues que é Psicóloga com especialização em Acupuntura, para falar conosco sobre esse assunto aproveitem as dicas!!!

CRP 06/48914-7 - Psicóloga com especialização em Acupuntura, Avaliação Neuropsicológica, Psicopedagogia, Distúrbios Mentais e Orientação Vocacional.

A acupuntura surge como um método terapêutico antigo, utilizado há aproximadamente 5000 anos no oriente. Foi criada na China, sendo mais tarde incorporada ao arsenal terapêutico da medicina em outros países orientais como o Japão, Coréia e Vietnã.

A concepção básica da acupuntura está na idéia de que a energia vital que anima nosso corpo se apresenta sob a forma de um par de opostos, ou seja, a energia Yin e a energia Yang.

A doença não é um estado permanente e imutável, a transição entre “são” e “doente” é um movimento constante. Bem-estar e mal-estar dependem de inúmeros fatores, no qual, acabamos sendo os responsáveis pela maioria deles, sendo assim, a acupuntura, seria um aspecto indicativo, que mais contribuiria para o alívio da dor aguda, gerando analgesia.

A acupuntura constitui-se numa excelente opção de eliminação da dor, durante o desenvolvimento de um tratamento a longo prazo, que envolva a utilização de placas de mordida, aparelhos ortodônticos fixos ou móveis, ortopédicos, reabilitação oral, exercícios de reabilitação foniátrica, fisioterapia e apoio psicológico.

Diante dos princípios abordados, à aplicação de acupuntura no tratamento das DTMs, tem se mostrado eficiente no controle de dores faciais, principalmente tratando-se de dores de origem muscular. Além disso, essa técnica utiliza o mecanismo de analgesia do próprio organismo sem provocar quaisquer efeitos colaterais, podendo ser usada quantas vezes forem necessárias, havendo uma melhora significativa na qualidade de vida, pois há uma diminuição das crises de cefaléia, bem como melhora da qualidade de sono.

Portanto, a Acupuntura surge como mais uma forma de tratamento da Disfunção Temporomandibular e que podem contribuir juntamente com a Odontologia, na busca do bem-estar comum do paciente.

Rosely Kind Rodrigues – CRP 06/48914-7 – Psicóloga com especialização em Acupuntura, Avaliação Neuropsicológica, Psicopedagogia, Distúrbios Mentais e Orientação Vocacional. email:roselykr@hotmail.com

quer saber mais ??? fica a dica das fontes para pesquisa

Fontes:

> Acupuntura – A arte chinesa em curar – Felix Mann- 1994
> Acupuntura/Elementos Básicos – Ary T.Cordeiro e Ruy Cesar Cordeiro -1992
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s