E SE NARCISO ESTIVESSE USANDO APARELHO…?


O Mito de Narciso diz que “Narciso ficou por dias a admirar sua própria imagem na fonte, esquecido de alimento e de água, seu corpo definhando. As cores e o vigor deixaram seu corpo, e quando ele gritava “Ai, ai”, Eco respondia com as mesmas palavras. Assim o jovem morreu. Se quiser saber mais de uma olhada nesse link:

http://hall_of_secrets.tripod.com/greciavaidade.htm

Então aqui vai um artigo Com a Psicologa Marta Margarida Brinhole que vai dar algumas dicas pra pacientes ,Pais e nos profissionais .espero que curtam as dicas:

 

E se Narciso estivesse usando aparelhos ortodônticos quando viu sua imagem refletida no lago…teria se apaixonado pela sua própria imagem?

O início do uso de aparelho, coincide com a pré adolescência e adolescência, um dos períodos mais complicados na vida de uma pessoa. Nesta fase, começam as mudanças corporais, o adolescente se acha feio, desajeitado e é justamente neste momento,  que começa a se interessar pelo sexo oposto.

Como fazer um adolescente entender que precisa ficar feio agora (que ele á mais inseguro e imaturo), para ficar mais bonito quando for adulto??? Esqueça, é impossível, o adolescente vive o momento, ele não consegue pensar em possibilidades futuras, e a neurociência, confirma isto, mostrando que o cérebro ainda não esta totalmente formado na adolescência, o que faz com que o adolescente não consiga prever e planejar situações a médio e longo prazo.

Como trata-se de uma época onde o grupo de amigos tem maior influencia em sua vida, pode-se contar com a sorte de alguns amigos do grupo, estarem usando aparelho; ai sim… o adolescente precisa usar aparelho ortodôntico para fazer parte do grupo (a necessidade de correção é puro detalhe na cabeça deles).

Enfim, estamos diante de um real problema se o adolescente ou pré-adolescente não quiser usar aparelho? Não há a menor dúvida de que o uso do mesmo é necessário, as vezes até mesmo por que e um problema  funcional e não apenas estético, mas não podemos ignorar o quanto é difícil para um adolescente sentir-se diferente e alvo de criticas em relação à sua estética, de seu grupo , acaba com sua auto-estima e possivelmente poderá tornar-se tímido e retraído.

Senhores pais, mostrem e ressaltem à seu (sua) filho (a) que ele (a) possui muitas qualidades, e que isto faz dele uma pessoa extraordinária, e não será um aparelho nos dentes que mudará isto.

Senhores ortodontistas, estabeleçam um vínculo com seus pacientes, percebam que tipo de paciente está ali presente e o que ele pensa sobre o aparelho. Explique todos os passos e tudo o que pode acontecer durante o tratamento. Seria interessante um programa de simulação através da foto do paciente, para ele ver de forma mais concreta, o resultado do uso de seu aparelho.

Por fim, lembrem-se que um paciente que aceita bem um tratamento, é mais cooperativo, e seus resultados, com certeza serão melhores.

Espero ter colaborado com vocês, ortodontistas e principalmente com vocês, adolescentes. Caso precisem de uma mãozinha, é só pedir: martabrinhole@uol.com.br.

Obrigada e até a próxima!

 

Marta M. Brinhole

Psicóloga  CRP 06-9181

 

 

Anúncios

2 respostas em “E SE NARCISO ESTIVESSE USANDO APARELHO…?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s