Você já ouviu falar na ” SICSS”(Síndrome do Incisivo Central Superior Solitário) ?


A ausência dos incisivos centrais superiores é muito raro ,assim como a presença de um único incisivo superior.A prevalência da SICSS ou SICMS(síndrome do incisivo central maxilar) também como é conhecida, tem sua maior incidência no sexo feminino e é verificada em 1:50.000 nascimentos.Nessa síndrome ,ocorrem defeitos de desenvolvimentos devido a fatores desconhecido  no útero materno durante o 35º a 38º dia de gestação sendo caracterizada por más formaçãs estruturais principalmente na linha media do paciente.

A SICSS não pode e não deve ser associada a uma simples  anomalia dental ,pois essa síndrome pode ser um indicativo de que o paciente pode apresentar outras  más formações congênitas severas

Os procedimentos ortodônticos, nesses casos, variam dependendo do grau de comprometimento das estruturas ósseas da maxila, da oclusão em si, e principalmente da sutura palatina mediana.

No exame radiográfico podemos observar  um único incisivo superior central.

Essa paciente apresentou- se na Universidade Federal de Santa Maria/RS,O plano de tratamento ortodôntico proposto englobou uma Fase I, que constou de Expansão Rápida da Maxila (ERM), bem como apoio e interação com as especialidades da Prótese Dentária, Odontopediatria, e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Ao final, estava prevista uma Fase II, de tratamento ortodôntico corretivo fixo. Além disso, foi indicado para a paciente um atendimento com uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, geneticistas, fonoaudiólogo e psicólogo, visto que essa anomalia pode estar associada a outros problemas de desenvolvimento.

Então cabe ao Ortodontista estar atento para esse tipo de síndrome, para que possamos resolver o problema estético funcional o mais rápido possível

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s