Dieta Vegana atrapalha o tratamento ortodôntico????


Primeiramente  façamos outra pergunta: Você sabe o que é uma Dieta Vegan???

A dieta Vegan  consiste em uma alimentação baseada unica e exclusivamente de origem “VEGETAL :como grãos, legumes, leguminosas, verduras, cogumelos, frutos secos, sementes e frutas ,diferindo assim dos vegetarianos que consomem  vegetais e alimentos de derivação animal , ovos e leite .  Diferem ainda dos  Semi-vegetaianos que excluem a carne mas consomem peixes .Existem outros tipos mais radiais como Frutívoro: alimenta-se de frutas, grãos e sementes. Recusa matar a planta para se alimentar.

Então ,mas o que isso tem a ver com Ortodontia ?

A movimentação dentaria induzida pela a ortodontia consiste numa aplicação de força  onde resultará em uma pressão/ou tensão ocasionado, reabsorção óssea no lugar da pressão e uma neoformação óssea no lugar da tensão e assim a mudança da posição dentaria.

As alterações nas condições metabólicas, desequilíbrios hormonais, excesso ou deficiências nutricionais e vitamínicas influenciarão diretamente na resposta ortodônticas.
Vamos dar foco  neste post aos fatores nutricionais .

Se existe a falta de proteínas  na dieta ocorrerá à deficiência de aminoácidos, responsáveis na síntese de colágeno presente no tecido ósseo e nas fibras periodontais , tecidos de grande importância no processo de  remodelação óssea  . É do equilíbrio nutricionais que dependem os níveis de cálcio e vitamina D, suprimentos indispensáveis ao processo continuado de remodelação óssea que o tratamento ortodôntico impõe.

Dessa forma  devemos nos preocupar com a ingestão de proteínas , cálcio  e vitaminas D  pelo nosso paciente , para que nosso tratamento ortodôntico transcorra sem maiores problemas.

Vamos ver quais são as fontes desses nutrientes na alimentação Vegan;

Proteínas :feijão de soja, grão-de-bico, feijão vermelho, feijão azuki, tofu, lentilhas, amêndoa, nozes e sementes, trigo

Calcio:feijão preto, grão de bico, feijão de soja, feijão pinto, tofu, caju, amêndoa, sementes de sésamo, melaço, vegetais de folha verde escura, avelãs, sementes de girassol, alcachofras.


Vitamina D :

A dieta vegetariana é deficiente em vitamina D. É importante entendermos que a vitamina D pode ser obtida naturalmente por duas vias: a dietética (especialmente nos produtos de origem animal ou suplementos) ou pela exposição da pele à luz solar.Para aqueles que por algum motivo não podem expor-se ao sol de maneira satisfatória (pessoas com dificuldade de locomoção ou problemas de pele, por exemplo), ou ainda aqueles que vivem em regiões onde o sol pouco se eleva, a solução é o uso de um suplemento de vitamina D.É importante ressaltar que o uso exagerado da vitamina D na forma de suplementos pode trazer graves prejuízos à saúde.

Sendo assim, nós profissionais, devemos estar atentos para orientarmos aos nossos pacientes Vegans a importância da ingestão desses alimentos .Mais uma vez se faz necessário a união de duas especialidades ,nutricionista e ortodontistas para que obtenhamos o sucesso do tratamento ortodôntico.

Anúncios

3 respostas em “Dieta Vegana atrapalha o tratamento ortodôntico????

    • E verdade Rosana ,nosso corpo funciona como uma maquina e a alimentação é nosso combustível, por isso ela necessita ser bem balanceada ,seja qual for a dieta escolhida .pode ter certeza que se faltar algum nutriente alguma peça dessa maquina não vai funcionar adequadamente.Que bom que gostou do post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s