Black is Beautiful!Black beauty so peaceful …


Hoje estamos comemorando o Dia da Consciência negra e resolvi falar um pouco sobre odontologia e sua relação com a população Afro e Afrodescendentes.

Todos nós sabemos que os sorrisos desses indivíduos  ,quando não possuem nenhuma má oclusão esquelética ,são um dos  sorrisos mais lindos . O  contraste com o tom de pele valoriza ainda  mais , sem dizer que nos dá a sensação de saúde ,felicidade, uma sensação de bem estar.

Infelizmente essas características já trouxeram também muitas tristezas e humilhações para esse grupo .

Os escravos eram colocados a venda nus ou seminus para que fossem escolhidos por sua forma física (se eram saudáveis ou não, e se futuramente ,seriam bons  “reprodutores”. Tudo isso com a finalidade de  aumentar a população de escravos de seu senhor)Também eram escolhidos por seus dentes , eram indicativos de boa ou má saúde dos escravos.

Os escravos ainda possuíam hábitos de estéticas bem diferentes , um grupo étnico de Angola “os Jagas”também conhecido como imbangala, bangala ou banguela, traziam como marca distintiva dois dentes arrancados da frente da arcada superior É fácil deduzir a origem do substantivo que, curiosamente, não é registrado nos dicionários de Portugal como sinônimo de desdentado. A moda dos banguelas  de exibir dentes serrilhados como presas de piranha também era conhecida.

Porém esse hábito tornou-se um transtorno para os escravos pois essas características eram somadas as outras para identificar os escravos que conseguiam fugir.A titulo de curiosidade, esse costume foi passado aos escravos indígenas e até hoje algumas tribos tem esse costume porém isso  não esta associado  a estética e sim a  facilitação  da higienização dentária.

Entre os atuais índios Kaingangs do Paraná sobrevive a prática de esculpir os dentes herdada dos escravos africanos

Também era comum como prática de tortura ,as Sinhazinhas descontentes por algum motivo quebrar os dentes das escravas com o salto de suas botas.

Enfim ,uma história que muito nos envergonha ,mas que não conseguiu ofuscar a beleza de seus Sorrisos .

Falando de características de oclusão da população vamos classificar as etnias quanto a cor da pele:

Leucoderma: raça branca em relação a cor da pele

Xantoderma : raça amarela em relação a cor da pele

Melanoderma: Raça negra em relação a cor da pele

Feoderma : “Pardos”, miscigenação entre os leucodermas e os

melanodermas em relação a cor da pele

O perfil do Melanoderma para padrão I ,é de um perfil Biprotruso ,com lábios de espessuras mais grossas , angulo naso labial mais fechado < 102 graus e os incisivos são vestibularizados.

O perfil do Leucodrema Para padrão I ,é um perfil mais Reto com angulo naso labial mais próximo a 102 graus, o angulo formados pelos longos eixo dos incisivos sup/inf deve ser em torno de 131 graus aqui nos brasileiros nós aceitamos um perfil discretamente convexo

O perfil Feoderma para o padrão I, segue um padrão próprio para esse grupo de indivíduos ,então o estudo e planejamento devem ser feitos individualmente.Estudos feitos demostram que:

» A característica distinta observada nos padrões cefalométricos dos indivíduos feodermas difere das apresentadas na literatura para outros grupos étnicos, indicando a necessidade de análise específica ou diferenciada para o diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico.
» Não houve dimorfismo entre os sexos analisados.
» Outros estudos devem ser realizados em indivíduos feodermas que apresentam comprometimento esquelético (Padrão II, Padrão III, Face Curta e Face Longa).

Dessa forma nós ortodontista precisamos estar atentos em todas essas diferenças , para continuar deixando os sorrisos cada vez mais bonitos ,respeitando assim as características de cada raça .

Anúncios

2 respostas em “Black is Beautiful!Black beauty so peaceful …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s