Quando a chupeta se torna uma arma???


Já conversamos aqui sobre chupetas

Chupetas tô fora

As chupetas acabam ganhando  fama de um objeto utilizado para saciedade emocional,mas as vezes pergunto? Acalmam emocionalmente quem ??

A Criança?

O bebê começa a succionar  o dedo ou a chupeta devido a um instinto normal de sucção que é essencial para a sobrevivência.Esse instinto é muito intenso nos primeiros três meses e tende a diminuir nos próximos meses ,até por volta do sexto mês.O ato de sucção também está relacionado com a tensão labial, portanto, se  a necessidade de sucção não for satisfeita durante a amamentação natural materna, o bebe pode desenvolver o hábito de chupar o dedinho ou a chupeta ,por isso é que alertamos o modo correto de segurar o bebê no colo no ato da amamentação ,colocar ele de pé  ,para que ele precise fazer força para sugar e assim saciar tanto a necessidade de sucção quanto de nutrição.

ou dos Pais?

Muitas vezes o que mais escuto é :

“- não estava mais aguentando tanto chororô e dei a chupeta para ele se  acalmar ”

Fico pensando,acalmar as crianças com chupeta por que? O quê será que estava a incomodando?

dor?

fome?

sono?

…ou simplesmente o que querem mesmo  é maior atenção por parte dos pais  , e que por algum motivo ,não conseguem tê-la  ,porque crianças precisam de atenção e não adianta enfiar goela abaixo uma chupeta para que fiquem  quietos.

Na verdade ,a chupeta serve para dar sossego para alguns pais que não querem ou não podem dar a devida atenção  aos seus filhos.

Logicamente não vamos generalizar,nem todos os pais são assim,mas com a  grande maioria é assim que funciona.

Eles subestimam  o fato que a chupeta pode causar futuros problemas ortodôntico / ortopédico a essas crianças,preferem empurrar para o  futuro o problemas gerados por esse hábito ,o que ocasionará  o uso de aparelhos para solucionar o dano que a chupeta causou .Nesses dias recebi um paciente  de 2 anos que foi encaminhado pelo pediatra ,pois ele achava que os dentes  da criança estavam ” tortos”.

A criança chegou ao consultório chupando uma chupeta com o bico não ortodôntico;

chupeta com bico redondo

Esse bico difere da chupeta ortodôntica  que é mais anatômica se adapta melhor na boca da criança:

comparação entre os bicos das chupetas tradicionais e ortodônticas

No exame clinico  observei que havia  discrepância nas alturas de erupção dos dentes tanto superior quanto inferior do lado direito da paciente.

A Anamnese foi feita e pesquisado se a criança usava sempre esse bico, a frequência que ela usava a chupeta durante o dia e se possuía algum vicio de posicionamento da chupeta na boca.A resposta do responsável foi :

Que ela só usava essa chupeta na escola(a de casa era ortodôntica) ,quanto a frequência era difícil dela informar , pois ela trabalhava o dia todo e não sabia me responder o tempo de uso da chupeta ,disse ainda que não havia reparado se a criança possuía algum vicio de posicionamento.

Expliquei para mãe que muito provavelmente a causa era o bico da chupeta e que ela com certeza possuía vício de posicionamento.Pedi a documentação e constatei a má oclusão .

A má oclusão tem até a forma do bico da chupeta

Na consulta de retorno a criança voltou ao consultório (Chupando chupeta!!! hora vejam só ),e a mãe estava orgulhosa por ter trocado a antiga chupeta por uma ortodôntica .Enquanto dava o feedback sobre a Documentação ,percebi que a criança distraída por minhas palavras  posicionou a chupeta no local exato da má oclusão,chamei atenção da mãe para o ato e expliquei que como  o paciente era um bebê ,seria muito difícil fazer com que ela largasse esse hábito então o melhor seria abandonar o uso da chupeta.

A mãe sentiu-se aliviada ,dizendo que o problema não era grave e que embora achasse que seria muito improvável o abandono da chupeta pela criança  , tentaria fazer com que a criança parasse de chupar a chupeta.

Os responsáveis foram informados que os danos  iriam  se agravar com a continuação do uso,porém, o que recebi em resposta foi simplesmente que iriam tentar :(.

Nesse caso eu penso que a chupeta é uma arma ,e o pior dada a criança pelos próprios pais.

Anúncios

3 respostas em “Quando a chupeta se torna uma arma???

  1. Que bom…..mais um paciente para voce no futuro !
    Agora imagine a minha avó, que qdo os netos chegavam, iam logo pro lado dela….ela molhava a chupeta no acúcar !
    Bjos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s