Tratamento ortodôntico em pacientes oncológico ,pode???


A Mattel, fabricante da boneca Barbie, confirmou que produzirá uma boneca sem cabelos para ser distribuída exclusivamente em hospitais infantis e outros centros de tratamento de crianças com câncer nos Estados Unidos e no Canadá.hospitais-nos-eua-e-canada.html

A Mattel, fabricante da boneca Barbie, confirmou que produzirá uma boneca sem cabelos para ser distribuída exclusivamente em hospitais infantis e outros centros de tratamento de crianças com câncer nos Estados Unidos e no Canadá.hospitais-nos-eua-e-canada.html

Com o avanço das terapias  de tratamento para neoplasias malignas diagnosticadas na infância a taxa de mortalidade infantil vem diminuindo bastante nos últimos anos aumentando a expectativa de vida dessa crianças.

Por esse motivo ,já não é raro no nosso consultório encontrarmos pacientes que estão em oncoterapia ou que já receberam o tratamento e encontram-se livres da doença.Neste post vamos falar um pouquinho sobre ortodontia nesses pacientes.

Estudos comprovam que alguns fármacos utilizados na oncoterapia podem influenciar a movimentação dentaria induzida, porém ainda mais estudos são necessários para saber como esses medicamentos interagem com a remodelação óssea tecidual  e como eles afetam negativamente nesse processo.

Pesquisas constataram que 50% de crianças que receberam tratamentos oncoterápicos como quimioterapia ou radioterapia  apresentaram sequelas futuras tando no desenvolvimento dentário quanto no crescimento cranio facial, esse fato é de grande importância para que o Ortodontistas faça um planejamento minucioso para esses pacientes.

As consequências do tratamento podem se percebidas a curto ou longo prazo(que podem ser potencializados com a predisposição genética )  e o grau de manifestação desse efeitos esta diretamente relacionado com:

* A localização e extensão da lesão primaria

*O tipo e a intensidade do tratamento

*Idade da criança em que foi diagnosticada com a doença

As sequelas referente a quimioterapia e radioterapia serão mais pronunciadas quando o tratamento ocorre na época do pico de crescimento ósseo( antes dos 4 anos e durante a puberdade).
Se a criança foi diagnosticada com a doença enquanto já ocorria o tratamento ortodôntico ,a melhor conduta é que o aparelho fixo seja removido durante o tratamento oncológico e seja  recolocado após o termino da oncoterapia e tendo o paciente dois anos livre da doença. Aparelhos de contenção podem ser utilizados desde que não provoque irritações ou ulceras na mucosa .A neutropenia causada pelo tratamento de quimioterapia  compromete a regeneração da mucosa podendo evoluir para uma mucosite.

Se o tratamento não puder ser interrompido, o profissional deve considerar em seu planejamento o diagnóstico de anomalias.Se não houver anormalidade radiográficas ou no esmalte o ratamento pode ocorrer como em qualquer paciente ortodôntico, porém se faz necessário atentar para alguns fatores tais como alterações salivares e periodontais (osso alveolar e gengivas) e a mecânica ortodôntica deve ser o mais rápido possível.

O tratamento ortodôntico não esta totalmente contraindicado porém é necessário avaliar  o tempo de tratamento e a extensão da anomalia.

 

Anúncios

2 respostas em “Tratamento ortodôntico em pacientes oncológico ,pode???

  1. Tive câncer em uma glândula salivar e tive q retirar, fiz tratamento de quimioterapia e radioterapia, durante a radioterapia a médica falava q eu deveria ter muito cuidado para não ter cáries, pq eu não poderia mexer nos dentes já que eles tbm acabavam sendo radiados, já terminei a radioterapia a 7 anos e a quimioterapia a 6 anos, gostaria de saber se existe problemas para eu usar o aparelho ortodôntico

    • Olá Debora tudo bem ? O tratamento ortodôntico pode ser realizado em pacientes que já realizaram tratamento oncológico sim e estejam diagnosticados livre da doença. O importante é o comunicar ao colega ortodontista, que fez os tratamentos quimioterápicos e radioterápico , para que ele fique mais atento aos exames radiográficas da documentação tradicional ou ainda possa pedir outros exames para se certificar que o tratamento ocorra da melhor forma possível para você ok? Boa sorte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s