Já ouviu falar em odontologia intra uterina? e ortodontia ???


FETO NO DENTISTA

Não, não é desse jeito!!

Na verdade, vamos cuidar da saúde oral do bebe através da mamãe. Primeiramente vamos responder á algumas dúvidas das futuras mamães . Na literatura não há comprovação que exista  aumento no índice de cárie nas gravidas ,nem tão pouco a estrutura mineral dos dentes da mamãe sofrerá alterações para formar os dentes do bebê. A gravidez também não causa gengivite, porém , exerce influência nas áreas já inflamadas. Ainda, gravidez não é empecilho para o tratamento odontológico, aliás esse é o momento oportuno, para diminuirmos o risco de manifestações de cárie no bebê recém nascido, através da eliminação do processo infeccioso cariogênico da mamãe.

As mamães que apresentam alto índice de cáries,tendem ter crianças com maior risco de apresentarem cárie no futuro. Segundo alguns estudos, a janela de infectividade no bebê ocorre com a erupção dos molares, porém no Brasil, o acometimento de cáries vêm surgindo nos bebês mais precocemente.

carie bebe

Dessa forma, devemos quanto antes mudar o quadro cariogênico da mamãe para que ela não o transmita para o bebe, mudando os hábitos alimentares principalmente com diminuição no consumo de açucares, e tratando das cáries e gengivites já instaladas .

E a ortodontia?

Os hábitos deletérios podem começar ainda na fase intra uterina, como por exemplo, a sucção do dedo.

feto dedo

Essa imagem, para alguns papais e mamães pode parecer muito fofa, mas pra o ortodontista já é sinal de alerta para que essa criança, não carregue esse hábito pós nascimento.

Quando a criança faz sucção digital, ela esta mantendo  pressão nos maxilares que ocasionará futuramente uma má oclusão, denominada de mordida aberta.

297121_348683701920102_1003937500_nEssa má oclusão, além de afetar o desenvolvimento normal dos maxilares, vai ocasionar deglutição atípica, isso é  devido a deglutição adaptada desenvolvida por causa da mordida aberta, além de toda a alteração de perfil e  problemas respiratórios.

Fazendo o diagnóstico na fase intrauterina, poderemos orientar os pais para suprimir esse hábito o mais rápido possível, mas como?

Alguns profissionais preferem indicara chupeta para que o bebê “troque” de hábito, alegando ser mais fácil a remoção deste, quando comparado à sucção digital. No entanto há uma forma mais saudável e natural, sabe qual? Amamentação.

Já escrevi um post aqui sobre esse assunto,vale a pena dar uma olhada,

http://https://ortodontologika.wordpress.com/2012/05/31/degluticao-atipica-e-degluticao-adaptadavoce-sabe-o-que-e-isso/

Esse post fala sobre hábitos deletérios,  mordida aberta, deglutição atípica e principalmente mostra um vídeo com dicas para as mamães amamentarem corretamente os bebes, para que eles saciem,além da fome, a carência emocional.

Existem aparelhinhos que ajudam a combater o hábito depois dele ser adquirido, como grades impedidoras, aparelhos com acessórios que imitam mamilos para criança sugar, mas  o melhor mesmo é tentar impedir que o bebe desenvolva esse hábito. Eis alguns aparelhos que nos auxiliam .

A criança faz a sucção no acessório e o dentista vai desgastando gradativamente esse mamilo para que a criança peca o vicio

A criança faz a sucção no acessório e o dentista vai desgastando gradativamente esse mamilo para que a criança peca o vicio

A grade impedidora, impede a criança de projetar a língua quando ela deglute além de não permitir que a criança sugue o dedo ou a chupeta

A grade impedidora, impede a criança de projetar a língua quando ela deglute, além, de não permitir que a criança sugue o dedo ou a chupeta

Então mamães fiquem de olho nessas dicas para que seus bebes tenham uma saúde oral perfeita.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s