Aparelhos “diferenciados,Piratas,Tabajara, e afins” que nada!! a moda agora é : bota Ortopédica em um dos pés!!!


14050737

Muitos pacientes vieram me perguntar sobre os malefícios do uso de aparelho em pacientes que não necessitam de correção ortodôntica/ortopédica, devido à uma reportagem  veiculada em um programa de televisão quer falava sobre o assunto.

Com todo esse tempo como Cirurgiã dentista,  venho acompanhando a evolução  da odontologia em todas as suas áreas, e pude comprovar os muitos benefícios que ela proporcionou  aos nossos pacientes em relação a obter uma saúde bucal com maior  segurança e conforto .Mas também observei , que  cresceu na odontologia a preocupação extrema com a estética e cosmetologia.Acho justo ! afinal de contas, trabalhamos com estruturas essenciais para compor a face do individuo, como dentes, músculos ,ossos ,etc.

Porém, engana-se quem  pensa que a odontologia é só clarear dentes , aplicar  botox para diminuir as linhas de expressão, colar um piercing no dentinho ou ainda colocar um aparelhinho nos dentes pra ficar na moda. Vou falar do aparelho porque é minha área mais especifica .

A ortodontia vem evoluindo muito, e cada vez mais estudos estão sendo feitos  para tornar os aparelhos mais estético, mais funcionais, mais rápidos, etc ,porém é necessário que se entenda ,que tudo o que se faz no sistema orofacial (boca), além de apresentar uma mudança estética, provocará mudanças na saúde geral do paciente, principalmente na minha área, quando mudamos as posições dentárias ou intervimos no desenvolvimento ósseo dos maxilares.

 O que talvez o paciente não entenda , que para provocarmos essas mudanças, é necessário estudarmos todas as medidas cranianas dos paciente  através de uma documentação composta  de modelos e radiografias laudadas .A postura corporal do paciente é analisada assim como o sistema respiratório. Depois da colocação da aparatologia escolhida, ainda temos que nos preocupar como cada individuo vai responder ás forças aplicadas  características de cada aparelho, com a colaboração do paciente em relação higiene para que seja evitado qualquer lesão cariogênica ou periodontal devido á acumulo de placa bacteriana , as possíveis lesões em mucosa devido a essa aparatologia, e outros muitos  fatores associados ao tratamento.

O uso indiscriminado de aparelho instalados por pessoas que não são habilitadas para isso, sem um pingo de critério cientifico e técnico, ou ainda sem o minimo de higiene, só demostra, infelizmente, a falta de cultura entre o instalador e a pessoa que se que recebe esse aparelho falso. É assustador , mas entendível mas não aceitável. Na verdade, o que é mais  assustador, é que essa prática é feita por alguns colegas , que penso ter noção do mal que estão fazendo para os pacientes, que  em troca de alguns trocados se sujeitam a esse ” servicinho sujo ” . Eu mesmo em uma loja de eletrodomésticos, em conversa com duas vendedoras uma usando aparelho e outra não , fui inquerida sobre quanto  cobrava de honorários para instalar um aparelho só  “por moda”. Expliquei que além de ser dentista era Ortodontista e não fazia esse tipo de serviço, ainda tentei explicar os malefícios da utilização de um aparelho desses sem necessidade . Aí a garota rindo me disse :

– Imagina , a dentista da minha colega aqui coloca aparelho falso por R$… !!! e diz que não tem problema não !

Fiquei com dó da moça , mas horrorizada com atitude da colega 😦

Então hoje, quando me perguntam se eu coloco aparelho falso, eu respondo:

 – Vamos colocar uma bota ortopédica???

ai eles respondem :

Imagina doutora eu não preciso disso O.o!!!

 Nessa eu respondo:

Mas essa vai ser a última moda na próxima estação!!!! 🙂

#ficaadica 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s