Biopsia líquida para diagnosticar vários tipos de Câncer! Já ouviu falar???


Pesquisadores  da University of Michigan estão estudando um método para fazer detecção de células cancerígenas através de um simples exame de sangue.Isso auxiliária muito, pois tornaria o exame diagnóstico de tumores, muito menos invasivo em relação aos que existem hoje.

A descoberta consiste em analisar o DNA de fragmentos dos tumores que se destacam e caem na corrente sanguínea.O problema é isolar essas células, pois a quantidades  é de uma entre bilhão de células sanguineas.

Sendo assim os pesquisadores desenvolveram um dispositivo que captura exclusivamente essas células tumorais circulantes do sangue e pode apoiar o crescimento das células para análises posteriores.

b_300_200_16777215_01_images_liquid-biopsy-could-improve-cancer-diagnosis-and-treatment-lab-setup-orig-20130930

O dispositivo utiliza um material eletrônico avançado, denominado de oxido de grafeno, e futuramente  ajudaria aos médicos a diagnóstico precoces, darem prognóstico mais precisos e testarem drogas para o tratamento nessas células cultivadas sem submeterem os pacientes a biopsia tradicional.

Os estudos sobre as células tumorais circulantes também vão nos ajudar a compreender os mecanismos biológicos básicos pelos quais as células cancerígenas entram em metástase ou se espalham para órgãos distantes — a principal causa de morte em pacientes com câncer.

Através de engenharia elétrica , desenvolveram om chip de microfluídica. No inicio é uma base de silício e posteriormente foi acrescentado uma grade de quase 60 000 formas de ouro , em 4 pétalas de flores , mais ou menos da espessura de um fio de cabelo.

b_300_224_16777215_01_images_liquid-biopsy-could-improve-cancer-diagnosis-and-treatment-flower-pattern-orig-20130930as células cancerígenas são capturadas por essa flor e assim conseguem ser isoladas do resto.

“Este dispositivo permite que as células sejam cultivadas em quantidades maiores para que se possa fazer uma análise genética mais facilmente.”

E o que isso tem haver com a ortodontia???

Bom isso nos garante maior segurança para tratar de pacientes que  tiveram câncer ou que ainda não sabem que tem a doença e assim conseguirmos planejar um tratamento que seja mais confortável e seguro para esse tipo de paciente.

Deixe um comentário